A criatividade é uma habilidade fundamental para os negócios e profissionais de todas as áreas, porque possibilita a geração de ideias inovadoras que podem transformar um produto, serviço ou modelo de negócios proporcionando grandes benefícios para a empresa.
Como uma soft skill amplamente valorizada no mercado, vale dizer que não se trata de um dom recebido apenas por alguns privilegiados. Todos somos criativos em diferentes níveis, mas essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo.
No entanto, existem diferentes tipos de criatividade e é interessante conhecê-los, pois cada um deles pode ser útil em diferentes contextos. Vamos conhecer agora os principais tipos de criatividade:
Criatividade deliberada e cognitiva
Esse é um tipo de criatividade que envolve o pensamento sistemático e a resolução de problemas complexos. Sendo assim, a pessoa utiliza sua capacidade cognitiva para pensar de forma estratégica e encontrar soluções criativas para problemas específicos.
Esse tipo de criatividade é especialmente útil em atividades que exigem um alto grau de análise, como desenvolvimento de software, engenharia, ciência e matemática. Isso porque a criatividade deliberada e cognitiva diz respeito a gerar novas ideias e soluções a partir de uma perspectiva lógica e analítica.
Criatividade deliberada e emocional
É um dos tipos de criatividade que se refere à capacidade de identificar e controlar as emoções. Desse modo, é muito útil em atividades que exigem habilidades sociais e de comunicação, como vendas, negociação e liderança.
Ao contrário da criatividade deliberada e cognitiva, que demanda pensamento crítico, a criatividade deliberada e emocional pede certa habilidade com inteligência emocional – que nada mais é que a capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções e sentimentos em relação aos outros.
É fundamental para a tomada de decisões assertivas e para a construção de relacionamentos interpessoais saudáveis e pode ser desenvolvida por meio de técnicas como meditação, mindfulness e exercícios de visualização.
Essas técnicas ajudam a desenvolver formas saudáveis para identificar e gerir emoções, o que é fundamental para conectar ideias criativas aos contextos de situações sociais e de negociação no âmbito profissional.
Criatividade espontânea e cognitiva
É o tipo de criatividade que gera ideias espontâneas e inovadoras sem um planejamento prévio. É uma habilidade essencial em atividades que exigem flexibilidade mental e pensamento fora da caixa, como na resolução de problemas pouco comuns ou quando o trabalho envolve projetos com viés inovador. Pode ser estimulado através de brainstorming e técnicas de associação livre, onde a pessoa é incentivada a gerar livremente o maior número possível de ideias sem se preocupar com sua qualidade ou aplicabilidade imediata.
Além disso, a criatividade espontânea e cognitiva pode ser influenciada pelo ambiente e contexto em que a pessoa se encontra.
Criatividade espontânea e emocional
A criatividade espontânea e emocional se trata do tipo de criatividade que se relaciona com a capacidade de se conectar emocionalmente com um problema ou desafio. É importante para problemas que requerem uma solução mais intuitiva e emocional. A pessoa é capaz de se conectar com os sentimentos em torno do problema e, a partir disso, gerar ideias criativas e inovadoras para resolvê-lo com base nas emoções. É caracterizada por ideias que surgem sem um processo pré-determinado de pensamento.
No entanto, isso não significa que as ideias originadas sejam aleatórias ou sem propósito. Pelo contrário, a conexão emocional com o problema ou desafio é naturalmente uma fonte de inspiração para o processo criativo.
Profissionais que atuam em áreas como design, publicidade, escrita e marketing, cuja capacidade de compreender e se conectar emocionalmente com o público é crucial, devem buscar desenvolver essa habilidade cada vez mais.
Criatividade coletiva
A criatividade coletiva é aquela que foca na colaboração entre indivíduos para gerar ideias novas. Ao contrário dos outros tipos de criatividade que se concentram no processo criativo individual, a criatividade coletiva diz respeito a diferentes perspectivas, habilidades e conhecimentos para criar algo novo e de valor. Sendo assim, é um tipo de habilidade muito útil em atividades que exigem uma abordagem multidisciplinar, onde o trabalho em equipe é fundamental para a realização de um objetivo comum.
Em um contexto empresarial, a criatividade coletiva é cada vez mais valorizada, pois a colaboração entre diferentes áreas da empresa pode levar a uma visão mais ampla e integrada – o que é essencial para enfrentar desafios complexos.
Para estimular a criatividade coletiva, as empresas podem implementar práticas e treinamentos com grupos de trabalho interdisciplinares. Essas iniciativas criam um ambiente mais propício para a troca de ideias entre os funcionários, resultando em propostas realmente inovadoras que podem impulsionar o sucesso do negócio.
Importância da criatividade nos negócios:
A criatividade é essencial para os negócios por várias razões. Em primeiro lugar, por permitir solucionar problemas de forma mais eficiente, o que pode economizar tempo e recursos da empresa. Em segundo lugar, soluções criativas proporcionam uma melhor experiência ao cliente, já que a empresa pode fornecer produtos e serviços mais personalizados. Além disso, ajuda qualquer negócio a se destacar da concorrência, gerando uma marca forte e diferenciada, uma vez que ter times criativos e inovadores é uma importante vantagem competitiva. Assim, investir no desenvolvimento de mentes mais criativas por meio de uma capacitação direcionada para isso é uma ótima alternativa.Não importa qual seja sua área de atuação, os Workshops são altamente recomendados para todos que desejam explorar seu potencial criativo. Os Workshops gamificados misturam conceitos e exercícios práticos, onde através da aplicação de um jogo e posterior resgate do aprendizado com um consultor especialista, é possível renovar as habilidades criativas e aprender a aplicá-las no contexto profissional. Da mesma forma, também é possível estimular a criatividade das equipes por meio de team buildings, onde o foco maior está na aplicação do jogo e no debriefing ao final.