A retenção de aprendizado tem se mostrado cada vez mais importante em todos os contextos de educação. Isso porque, generalizando, as pessoas são expostas a muitas informações novas todos os dias, e reter algum conhecimento real frente a todo esse volume se torna difícil.

No ambiente de trabalho, não é mais novidade que a retenção de aprendizado tem um valor substancial. Mas, o desafio é encontrar formas de fazer com que os times aprendam, retenham o conhecimento e desenvolvam suas habilidades – sabendo aplicá-las no momento certo durante a rotina de trabalho. Nesse sentido, apenas dar acesso a cursos e treinamentos para os colaboradores não é suficiente. Isso porque, a retenção do aprendizado acontece por meio de um padrão específico. Sendo assim, é fundamental compreender como esse processo acontece, para só depois definir – estrategicamente – quais são os melhores caminhos para capacitar os profissionais.

As 6 etapas da retenção de aprendizado:

1. Aquisição:

Deve acontecer a aquisição memorável de um momento pelo aprendiz. Isso pode acontecer através de sons, emoções, sensações, visualização ou toque de um objeto, dentre outros.Isso é necessário para que o processo nos sistemas neuronais que se ligam a memória sejam despertados.

2.  Seleção:

Ocorre a seleção dos eventos vivenciados. É uma espécie de separação dos acontecimentos por importância, feita automaticamente.

3.    Consolidação:

Dos acontecimentos mais significativos. Essas memórias serão retidas de maneira permanente ou por mais tempo, a depender da importância que os sistemas neuronais dão aos eventos selecionados.

4.    Lembrança:

Ocorre um processo conhecido como evocação, que nada mais é que acessar as informações que estão gravadas na memória. Trata-se de lembrar de alguma informação, imagem, som, cheiro ou quaisquer elementos que tenham sido armazenados na memória.

5.    Retenção:

Corresponde às informações consolidadas e que de fato estão disponíveis para serem lembradas.

6.    Esquecimento:

Ele faz parte do processo de retenção de aprendizado, porque dispensa os demais eventos que foram tidos como pouco relevantes.

Desafios da aprendizagem corporativa

Se por um lado o mercado demanda pessoas bem treinadas, por outro as empresas precisam encontrar meios para atender essa necessidade de forma assertiva.

De fato, o ensino para profissionais adultos têm seus próprios desafios e geram dúvidas:

·         Que tipo de treinamento é capaz de contribuir para retenção do aprendizado?

·         Como despertar o interesse dos colaboradores para o aprendizado?

·         Como conquistar o engajamento das equipes?

Não há uma resposta específica e nem fórmula pronta, pois cada empresa tem sua própria cultura e estilo de trabalho.

Contudo, podemos afirmar que não será com modelos antigos de aprendizado. Aulas expositivas e com participação passiva dos aprendizes não surtem mais efeitos satisfatórios.

O ideal é contar com metodologias atualizadas como a gamificação, que é comprovadamente eficaz na retenção de aprendizado.

Retenção do aprendizado e gamificação

A gamificação faz uso de jogos como ferramenta para apresentar conteúdos e promover o aprendizado. Dessa forma, tanto as dinâmicas quanto os assuntos tratados dentro do game são levadas em conta. É uma das metodologias ativas de treinamento que mais atrai interesse e engajamento das pessoas. A aplicabilidade estratégica garante benefícios que outros métodos de aprendizado e treinamento não conseguem.