Uma grande feira de negócios pode gerar até um quilo de lixo por participante, o que causa um impacto ambiental significativo, pensando em uma circulação de milhares de pessoas.

Isso além do consumo de energia não renovável e da emissão de carbono no deslocamento de visitantes e no transporte de materiais, variáveis conforme o tamanho do evento. Ciente de tudo isso, ao criar um ambiente igualmente propício aos negócios, mas em metaverso, o HEL Ecossistema inovou e poupou o planeta, trazendo disrupção para o setor de hotelaria de luxo.

A Expoluxo, realizada em fevereiro deste ano foi uma oportunidade de ativações no segmento, de divulgar promoções, de vendas propriamente ditas e de colocar em pauta mais de dez horas de conteúdo sobre o, em dois dias de evento. A base para o encontro foi um centro de convenções online, que permite aos expositores a criação de seus espaços exclusivos, com identidade visual própria e diversas possibilidades de interação com o público e networking. Ao todo, foram mais de 30 estandes virtuais, acessados desde todo o Brasil, por consumidores AAA, agentes de viagem, gestores de serviços e hospedagens de luxo, imprensa especializada, influenciadores digitais e profissionais da hotelaria. Tudo sem deslocamento físico, sem geração significativa de lixo, com pegada reduzida de carbono e economia de recursos, e sem prejuízo às interações. O ambiente criado para o evento ainda pôde ser customizado para outros com proposta semelhante e durante a Expoluxo abrigou a transmissão da premiação Great Place to Work –Melhores Empresas para Trabalhar, na categoria Pequenas Empresas.

Segundo Fabricio Granito, o evento ocorreu em um momento propício da hotelaria de luxo, que havia alcançado, no pós-pandemia, uma ocupação de mais de 70%, com geração de milhares de novos postos de trabalho e diversos novos empreendimentos inaugurados no Brasil e em toda a América Latina. A Expoluxo cumpriu, assim, de maneira ambientalmente responsável, um papel importante de divulgar o setor, difundindo conteúdo que agrega valor e profissionalismo aos hotéis desse nicho de mercado e incrementando o seu ambiente de negócios para que os estabelecimentos possam prosperar ainda mais em 2023.