Um resort na serra do Rio de Janeiro, o Le Canton fica a apenas duas horas da capital e a 100 km do aeroporto do Galeão, em Teresópolis, numa linda região de serra e montanha. Inspirado nos charmosos campos suíços, o resort tem dois milhões de metros quadrados de área construída e é cercado pelas belezas naturais da Serra dos Órgãos.

Feito para as famílias, com diversas opções de gastronomia e lazer para as crianças, o Le Canton está sempre inovando e oferecendo um calendário de atrações para todas as idades. O resort é composto por três hotéis: o Village, que é o principal e o maior deles; o Magique, que fica ao lado do Canton Ville, a área de lazer do hotel; e a Fazenda Suíça, típica fazenda, com estrutura própria e que é mais reservada. O hotel conta com uma van que faz o transporte entre todos os hotéis, gratuitamente.

Independentemente da escolha, a diversão no resort é garantida.  O Le Canton é o único resort do país que conta com um parque de diversões coberto: o Parc Magique, que fica no espaço Canton Ville – área que concentra a maior parte das atrações de lazer e as atividades recreativas do resort. Além do parque, o espaço tem pista de boias canadenses, arena de paintball, lago para pescaria, quadras de vôlei, futebol, tênis, mini golf, futevôlei, vôlei de praia e beach tennis, além de parquinho e uma tenda multiuso para diversas atividades.

Também no Canton Ville, o Le Canton conta com o Pet Park, um espaço de convivência para hóspedes com seus cães. Para visitantes acompanhados de animais de até 30 kg, o resort oferece um kit com pote para ração e cama. É cobrada uma taxa de R$ 95 por dia e os pets ficam acomodados no mesmo quarto de seus donos e podem circular pelas áreas sociais.

O resort tem ainda fazendinha com direito à interação com os bichos e passeio de pônei, quadras esportivas e cinco piscinas climatizadas, A piscina principal possui hidromassagem aquecida, duas raias semiolímpicas e toboágua.

Outro destaque do Le Canton é o Castelo Medieval, que fica no alto da montanha e proporciona uma bela vista da região. Dentro do castelo, há boliche, jogos eletrônicos e o Kids Park, dedicado às crianças pequenas, que podem se divertir em um brinquedão com escorrega, cama elástica e piscina de bolinhas. Um plano inclinado, com um charmoso bondinho em estilo suíço, facilita o acesso dos visitantes ao local, principal ponto turístico e cartão-postal do empreendimento.

Em 2021, o complexo hoteleiro lançou também o trenzinho da alegria, que percorre todo o empreendimento, saindo da recepção até a Fazenda Suíça.

Outras atrações do Le Canton são um SPA, e academias de ginástica, além de atividades para quem curte a natureza e esportes radicais, como arvorismo, arco e flecha, mountain board e tirolesa. Um complexo esportivo garante a diversão de quem gosta de praticar esportes, com campo de futebol society, vôlei de areia, basquete de rua e três quadras de tênis (duas de saibro e uma de piso sintético, coberta).

Acomodações e sistema de hospedagem

O Le Canton opera com 287 apartamentos distribuídos nos três hotéis: o Village, Magique e Fazenda Suíça. Eles podem acomodar até seis pessoas, dependendo da categoria.

O sistema de hospedagem é pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar inclusos na diária, que são feitas no restaurante Lugano. As bebidas são pagas à parte. A diária dá o direito de hospedar uma criança de até 12 anos ou duas de até 6 anos no apartamento dos pais, dependendo da categoria escolhida.

Gastronomia

A gastronomia é um ponto forte do resort, comandada pelo Chef Eduardo Lage e equipe. O Le Canton conta com três restaurantes e quatro bares.

Na Queijaria Fazenda Suíça são produzidos os queijos artesanais consumidos no hotel. Lá, também é possível saborear pratos leves, sanduíches, entradinhas, cafés e drinks, além de levar os queijos para casa. A produção de queijos do Le Canton é premiada com frequência, em eventos nacionais e internacionais do setor.

O hotel também disponibiliza para hóspedes e não hóspedes quatro rótulos de cerveja.

Estrutura para eventos

O Le Canton conta com um Centro de Convenções com quatro salões, onde podem ser realizados seminários, congressos e convenções para empresas de pequeno, médio e grande porte. O maior salão tem 255 metros quadrados e capacidade para até 350 pessoas. O hotel também oferece suporte técnico e operacional, Wi-Fi gratuito, amplo espaço para treinamento ao ar livre, além de opções de coquetéis e jantares temáticos.

Já o “Le Arena” é um espaço multiuso, com mil metros quadrados e capacidade para 1100 pessoas, podendo abrigar eventos corporativos, esportivos e sociais, como shows, workshops e conferências.

Programa de Sustentabilidade:

O programa de sustentabilidade do Le Canton abrange a conservação de energia e água, tratamento de esgoto, preservação de áreas de importância ambiental, minimização de possíveis riscos de impactos ambientais negativos por parte dos hóspedes e visitantes, além de um programa de educação ambiental para a comunidade do entorno do hotel. O Le Canton foi o primeiro resort do Brasil a receber o Selo Carbo-Neutro, emitido pelo Instituto Oksigeno e pela Simbiose Inteligência Ambiental. O selo é concedido a organizações que promovem a compensação de suas emissões de gases de efeito estufa. Para ter direito ao Carbo-Neutro, o Le Canton elaborou o inventário de GEE – um levantamento das emissões de CO² resultantes de todas as suas atividades. Além disso, o hotel desenvolveu um plano de compensação e o colocou em prática. O Le Canton também foi contemplado com o Prêmio Firjan de Ação Ambiental, uma iniciativa da federação para difundir e destacar as ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas do estado do Rio, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social. O resort foi contemplado na categoria Relação com Públicos de Interesse. O projeto do Le Canton maximiza os benefícios socioambientais do empreendimento, ao incorporar a educação na gestão ambiental da empresa.

Gestão de resíduo

“A gestão de resíduos é uma prioridade em nossa busca pela sustentabilidade. Implementamos um sistema rigoroso de segregação, coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos gerados em nossas instalações. Através de estratégias de redução, reutilização e reciclagem, minimizamos a quantidade de resíduos destinados ao aterro, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a conscientização de nossos hóspedes e equipe sobre a importância dessa prática.

Aquecimento de água com uso de pellets

Optamos por uma abordagem inovadora no aquecimento de água, utilizando pellets como fonte de energia. Esses pellets, provenientes de resíduos de madeira comprimidos, são uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis (Gasolina, Diesel e GLP). Essa escolha não apenas reduz nossa dependência de recursos não renováveis, mas também contribui para a redução das emissões de carbono, promovendo um ambiente mais limpo e saudável.” Afirma Pedro Paulo Rezende da Conceição, Engenheiro Ambiental.

Biogestor

Em busca por soluções inovadoras, o Hotel Le Canton implementou um biodigestor para tratar os resíduos orgânicos gerados nas cozinhas. Essa tecnologia revolucionária transforma esses resíduos em um efluente ecologicamente seguro, assim destinados posteriormente ao sistema de tratamento. Essa iniciativa exemplifica o compromisso contínuo em minimizar resíduos, conservar recursos e buscar práticas sustentáveis em todas as áreas de nossa operação.

Coleta de resíduos recicláveis

A colaboração com a comunidade é fundamental para as práticas sustentáveis, além de uma parceria estratégica com a Prefeitura Municipal para a coleta eficiente e a destinação correta dos resíduos recicláveis.

Compra de energia de fontes renováveis

“Reconhecemos a importância de adotar fontes de energia limpa e renovável. Comprometemo-nos a adquirir energia incentivada proveniente de fontes como solar e eólica, reduzindo nossa pegada de carbono e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Essa escolha não só reflete nosso compromisso com o meio ambiente, mas também incentiva o desenvolvimento sustentável das indústrias de energia renovável”, finaliza Pedro Paulo.