Negócios mais inteligentes para um mundo mais forte 

À medida que os desafios mundiais de sustentabilidade se intensificam, as exigências colocadas às empresas nunca foram tão grandes – desde o desenvolvimento de estratégias de emissões líquidas zero baseadas na ciência, ao alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, à divulgação dos seus riscos, impactos e dependências na natureza.

Isto é impulsionado tanto pela procura dos consumidores por produtos sustentáveis e por novos tv regulamentos, quanto pelas exigências de outras empresas, instituições financeiras e acionistas. E vai além das operações imediatas de uma empresa para cobrir cadeias de abastecimento inteiras.
Em 2024, empresas enfrentarão desafios ambientais crescentes, exigindo uma abordagem inovadora e comprometida para enfrentar as complexidades das mudanças climáticas, conservação de recursos e gestão sustentável, impulsionando a necessidade urgente de práticas corporativas mais responsáveis e orientadas para o futuro.
Sustentabilidade é mais do que boas intenções. Trata-se de criar um plano tangível e prático que alcance resultados reais. O sucesso não se resume apenas às alterações climáticas, à diversidade e à divulgação, mas também de incorporar esses princípios – e muito mais em toda a sua empresa – desde o investimento até a inovação sustentável.

Conversamos com Fernando Beltrame, CEO da empresa Eccaplan e idealizador de algumas ferramentas e campanhas, como: Carbon Fair, Frete Neutro, Evento Neutro e Sou Resíduo Zero, que esclareceu bastante sobre o tema.

“A transição para um mundo carbono neutro é um dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou. Exige nada menos que uma transformação completa de como produzimos, consumimos e nos movimentamos. Os compromissos do governo ou do setor privado com o Mercado de Carbono não podem ser apenas uma visão futura, inserir o ESG e a inovação na gestão das empresas é um fator fundamental para a geração de valor e ação positiva com as mudanças climáticas. Ao adotar práticas sustentáveis em eventos, é possível minimizar esse impacto ambiental e promover um uso mais responsável dos recursos naturais. A realização de eventos sustentáveis é crucial para promover o cumprimento das Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Pacto Global e as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). Essas iniciativas visam abordar desafios globais, como pobreza, desigualdade e degradação ambiental. Ao organizar eventos alinhados a essas diretrizes, as empresas demonstram compromisso com a responsabilidade social e ambiental, contribuindo para a preservação do planeta e o bem-estar das comunidades.
O conceito de “Evento Neutro” tem sido central em nossas operações. Buscamos não apenas reduzir, mas compensar totalmente as emissões de carbono associadas a todas as etapas de produção do evento. Isso é alcançado através de uma combinação de medidas, análises e no apoio à projetos socioambientais certificados e validados internacionalmente. Mantemos uma estreita vigilância sobre a legislação pertinente e as normas internacionais, como a ISO de Eventos Sustentáveis.”

“Estamos comprometidos em continuar a impulsionar o mercado de eventos em direção a práticas mais sustentáveis e inovadoras, e convidamos todos os nossos parceiros a se juntarem a nós nessa jornada rumo a um futuro melhor para todos.”

Fernando Beltrame