Motivar e engajar a sua equipe parece uma missão muito difícil?

Os treinamentos gamificados podem ajudar nisso com uma proposta versátil e bastante acessível, capaz de impulsionar a equipe e despertar o interesse na busca de bons resultados. Isso é feito por meio de jogos que são propostos considerando as necessidades da empresa. Nas interações durante os jogos, os funcionários recebem a proposta de solucionar problemas e encontrar saídas para situações lúdicas, mas que podem ser paralelizadas com situações da realidade.

Os treinamentos gamificados trazem uma proposta moderna e eficaz para a sua equipe. Para isso, são apresentadas atividades que estimulam:

· Planejamento
· Definição de Objetivos
· Cooperação e competição
· Tomada de Decisões
· Foco em Resultado

Com isso, são criados desafios divertidos e envolventes que engajam a equipe, e estimulam a superação dos obstáculos que aparecem em cada nova rodada de jogos.

O QUE SIGNIFICA GAMIFICAR?

O termo gamificar vem do inglês – gamification – e faz um paralelo com o uso de elementos do design de jogos em outros contextos, incluindo o treinamento corporativo. Gamificação é a capacidade de estimular o cérebro, entreter e desafiar ao mesmo tempo, incentivando reações e interações de um ser humano.

ESTRATÉGIA APLICADA AO CONTEXTO CORPORATIVO:

Nos jogos, para chegar em uma determinada fase é necessário primeiro concluir as etapas anteriores resolvendo os problemas de forma lúdica, criativa e intencional. Essa estratégia amplamente utilizada nos jogos pode ser aplicada no ambiente empresarial através dos treinamentos gamificados.
A eficácia se dá em diferentes departamentos, pois existem jogos específicos que são utilizados sempre levando em conta o contexto e o perfil dos colaboradores de cada área.

OPÇÕES ONLINE E OFFLINE

Quando pensamos em treinamentos gamificados, é natural que a mente relacione o assunto imediatamente com a tecnologia. Especialmente ao descobrir que esse termo tem origem no universo do desenvolvimento de games. Porém, existem opções de jogos online e offline. Ou seja, eles podem ser promovidos de maneira virtual ou realizados diretamente na empresa – com a participação presencial de todos os envolvidos.


PASSOS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAR A GAMIFICAÇÃO

Pesquisa com colaboradores - Para começar, é fundamental realizar uma pesquisa e ouvir quais são as demandas dos colaboradores.
Definição de objetivos- Entendendo as demandas é hora de definir quais objetivos a atividade quer atingir.
Vivendo a aventura - É hora de definir uma aventura. Ela será responsável por conduzir os participantes por uma jornada focada no objetivo determinado anteriormente.
Regras estabelecidas - Todo jogo conta com regras, sistema de pontos e mecânica de funcionamento.
Métricas e resultados - Por fim, os resultados precisam ser medidos para que você perceba se a estratégia realmente trouxe bons frutos.

Para Roberto Siqueira, fundador da empresa Myndle, os benefícios são incríveis:

“Os benefícios dos treinamentos gamificados para uma organização vão muito além do entretenimento, é claro. Eles são propostos com a intenção de aprimoramento de habilidades, e visam desenvolver a equipe em grupo e individualmente, destacando talentos e promovendo a integração de todos.”


MOTIVAÇÃO RENOVADA

O primeiro benefício tem relação direta com a motivação dos colaboradores. Os jogos despertam curiosidade e trazem novidade para a rotina, instigando os participantes a refletirem e buscarem por soluções criativas.

ASSIMILAÇÃO GARANTIDA

Também é uma forma eficaz de fazer com que a equipe assimile tudo o que aprende através das dinâmicas. Isso porque, com estratégias lúdicas e divertidas, é mais fácil gravar na memória aquilo que é ensinado.

PROATIVIDADE AGUÇADA

Os jogos podem incluir atividades em que todos agem juntos para encontrar soluções. No entanto, as etapas sempre permitem que os participantes se destaquem de maneira independente. Isso resulta no estímulo à proatividade.

METODOLOGIA VERSÁTIL E MODERNA

O método é versátil e moderno, podendo contar ou não contar com elementos tecnológicos para potencializar a experiência e consequentemente os resultados dos seus participantes.

Os treinamentos gamificados trazem insights para o RH que permitem uma análise mais criteriosa a respeito da equipe, e de cada participante particularmente.
Com isso, os dados podem ser utilizados para importantes tomadas de decisão, como uma promoção ou processo seletivo, e para os próprios feedbacks concedidos aos funcionários da empresa.